Guia para Iniciantes: Terapia x Psicoterapia

Umz mulher de blusa roxa faz terapia

O processo terapêutico pode parecer um mistério para quem nunca passou por uma sessão ou não tem informações diretas sobre o assunto. Na primeira consulta, as perguntas feitas pelo terapeuta variam conforme o plano de tratamento, se é terapia individual ou em grupo, e o tipo de abordagem utilizada. Histórico familiar e metas de vida também podem ser discutidos. Cada história é única, então as perguntas em uma terapia de casal, por exemplo, serão diferentes daquelas feitas na terapia individual com crianças. Mas, como o ponto de vista do cliente é fundamental.

Se você está considerando fazer terapia, mas não sabe o que esperar, pode ser útil conhecer algumas das perguntas mais comuns feitas durante as sessões. Além disso, entender os conceitos básicos e os motivos que levam as pessoas a buscar ajuda pode trazer mais segurança e apoio.

Terapia e Psicoterapia são termos frequentemente usados como sinônimos, mas não são exatamente a mesma coisa.

A terapia é um termo amplo que se refere a qualquer tratamento destinado a melhorar uma condição específica, seja ela física ou mental. Não se limita apenas à saúde mental, podendo incluir fisioterapia para recuperação de lesões, fonoaudiologia para melhorar a comunicação ou psicoterapia para lidar com emoções e bem-estar mental. O tipo de Terapia adequado depende das necessidades individuais e do apoio necessário. O importante é o progresso, não a perfeição, e encontrar a abordagem certa pode fazer toda a diferença.

Já a Psicoterapia é um tipo específico de terapia focada exclusivamente em questões de saúde mental e emocionais. Segundo a Associação Americana de Psicologia, Psicoterapia é “um tratamento colaborativo baseado na relação terapêutica entre um indivíduo e um psicólogo”. Conhecida também como “terapia pela fala”, a psicoterapia pode ser conduzida através de diversas abordagens, como terapia cognitivo-comportamental, musicoterapia, artes expressivas, terapia de jogo e terapia focada em soluções. Embora a maioria dos terapeutas foque no tratamento individual, também existem opções para casais, grupos e famílias. Os terapeutas utilizam diferentes técnicas de várias teorias para atender às necessidades específicas de cada paciente, sempre com o objetivo de melhorar a saúde mental.

O objetivo do terapeuta é criar um espaço seguro para que o paciente possa crescer, explorar e expressar suas emoções. A confiança é fundamental na relação entre terapeuta e paciente. Carl Rogers chamou isso de “aceitação positiva incondicional”, acreditando ser central para cada sessão de terapia. A ideia é que, independentemente do que o paciente revele, o terapeuta estará lá para ouvir, encorajar e apoiar sem julgamento.

Compartilhe:

André

Sales

Psicólogo(a), Consultor(a) em saúde mental, Conselheiro(a)

Recursos Emergenciais

PRECISA DE AJUDA URGENTE?

Se você estiver diante de uma crise aguda ou se alguém estiver em perigo, a nossa plataforma não é a melhor, nem a mais rápida fonte de suporte.

Selecione seu país e veja a lista de serviços locais que podem lhe oferecer ajuda imediata.

 

Última atualização feita em 07 de julho de 2025

O Coletivo de Terapeutas Lusófonos não garante a conduta profissional, reputação ou qualidade dos serviços prestados pelas entidades ou indivíduos mencionados na lista de contatos de emergência acima.

A inclusão desses nomes não constitui uma recomendação da nossa parte, nem a ordem apresentada reflete qualquer tipo de avaliação ou classificação. Desejamos reunir os contatos mais relevantes por país, mas não podemos assegurar a precisão das informações fornecidas.

Caso você identifique algum erro nos dados apresentados, ou deseje que um novo local seja adicionado, pedimos gentilmente que nos informe pelo e-mail info@terapiaemportugues.com. Assim, poderemos corrigir ou adicionar as informações e continuar apoiando a comunidade de imigrantes lusófonos de forma mais eficaz.